segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que perguntar para as Host Families?

Hello Folks!

Let’s go:

1: Anote em um papel o que é importante para você e que você não abre mão. Por exemplo: não ter carro, trabalhar aos finais de semana, dividir o banheiro, ter que acompanhar os costumes da família como religião ou alimentação, essas coisas. Quando você sabe com o que você não consegue viver com ou sem, fica tudo mais claro quando você começa a conversar com as famílias. Lógico que nem sempre vamos conseguir tudo o que colocamos no papel, mas pelo menos conseguimos identificar o que aceitaríamos ou não.

2: Manual da Au Pair: Nesse link você encontra muitas perguntas para fazer para as famílias e até perguntar sobre seus interesses! Sempre que você for usar uma dessas perguntas é interessante personalizar elas. Por exemplo:

Como que as “crianças” vão para escola? De carro ou de ônibus?
Como que “fulana” e “fulano” vão para escola? De carro ou ônibus?

3: Dani Sulimam: Nesse link tem a visão de uma ex aupair e ela explica de uma forma bem interessante o que a gente não pode deixar passar na hora de falar com as famílias. 

4: Na agência experimento quando uma família entra no seu perfil você geralmente tem acesso à quantidade de crianças, se tem animais ou não, as fotos e a carta. Pela carta você já consegue pegar varias informações da família como citadas acima. Então você não precisa perguntar o que você já sabe. 

5: Eu sei que a gente tem que perguntar TUDO para as famílias, mas pergunte o que é realmente importante para você. Por exemplo, celular: suponhamos que você não tenha um celular quando chegar lá, eu tenho certeza que você vai procurar um para comprar e ver um plano que se encaixe nas suas necessidades. Então eu penso que você não precisa perguntar isso para a família, e se eles te derem um celular quando você chegar lá é só você perguntar como vai funcionar, se você vai ajudar a pagar e quanto você pode usar. O mesmo vale para o carro: suponhamos que você possa usar o carro para sair quando quiser. Faz diferença você perguntar se você vai pagar o gás ou não? Eu penso que não. Mais vale sair com o carro e pagar o gás do que não usar o carro (até porque as famílias não tem obrigação de pagar o gás quando você for usar o carro no seu tempo livre).

6: Três perguntas que eu fiz para as famílias  que não estão nos links acima e todas as famílias falaram “good question” rs:

*Como que a família encara o programa.
*Que tipo de relacionamento a família espera ter com a Au Pair.
*Se eles (families) estão preocupados com "alguma coisa" em relação a ter uma nova aupair.

Eu acho legal fazer essas perguntas no skype porque você consegue sentir como a família reage à pergunta e ao responder.

7: Se depois do skype/ ligação você gostou da família, mande um email para eles dizendo que gostou e tal, mas não se mostre desesperada e aproveite para fazer mais algumas perguntas que você ainda não descobriu e precisa saber antes de fechar com a family.

PS: lembrando que é só meu ponto de vista!

See ya.

3 comentários:

  1. Lice!!!

    Post mara..me ajudou muito adorei!!!

    Dicas mega preciosas.

    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oiii Laryyy! Fico feliz q ajudou! Qquer coisa me manda inbox =)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Alice, achei superer interressante teu post. Eu tentei acessar o blog da Dani Sulimam mas lá diz que é só para quem é autorizado ... como posso mandar um email para ela pedindo isso? Agradeço se puder me ajudar!

    ResponderExcluir